sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Embolias

               O êmbolo é uma massa intravascular solta, sólida, líquida, ou gasosa que é carregada pelo sangue  a um local distante do seu ponto de origem.quase todos o êmbolos representam alguma parte de um trombo desalojado;por consequinte, o termo comummente utilizado é tromboembolismo.Inevitavelmente, os êmbolos alojam-se nos vasos muito pequenos para permitir a passagem em seguida, resultando numa oclusão vascular parcial ou completa.A consequência potencial de tais eventos é a necrose isquêmica, conhecida como infarto.
               EMBOLIA PULMONAR   
             A maioria  doe êmbolos pulmonares são clinicamente silenciosos por serem muito pequenos;
             A morte súbita, insuficiência cardíaca direita, ou colapso cardiovascular ocorre quando 60% ou mais da circulação pulmonar é obestuida cor êmbolos;
            Os êmbolos múltiplos, com o tempo, podem causar hirpentesão pulmonar com insufiência cardíaca direta.
              TROMBOEMBOLISMO SISTÊMICO
              Refere-se aos êmbolos que viajam dentro da circulação arterial;
              Os principais locais para a embolização arteriolar são as extremidades inferiores 75% e o cérebro 10%, com os intestinos, os rins, o pâncreas e as extremidades superiores;
              Estão associados a infarto  da parede ventricular esquerda.
             EMBOLIA GORDUROSA
              Glóbulos gorduroso microscópio podem ser encontrados na circulação após fraturas de ossos longos ou, raramente, no cenário do trauma de tecido mole e queimaduras;
              A síndrome embólica gordurosa é caracterizada por insuficiência pulmonar, sintomas neurológicos, anemia e trombocitopenia;
            A gordura  é liberada pela medula óssea ou lesão do tecido adiposo  e entra na circulação.
            EMBOLIA GASOSA
           O ar pode entrar na circulação durante os procedimentos obstétricos ou como uma consequência de lesão da parede tóracica.
          Uma forma particular de embolia gasosa, denominada doença da descompressão, ocorre quando os índividuos são exposto a mudanças brusca na pressão atmosférica.
         Os êmbolos gasosos também podem induzir a isquemia focal num número de tecidos, incluindo o cérebro e o coração.Nos pulmões, podem aparecer edema, hemorragias, e atelectasia focal ou enfesima, levando ao desconforto respiratório, as denominadas hipobaropatias.
         EMBOLIA DO LÍQUIDO AMNIÓTICO
        A embolia do líquido amniótico é uma complicação grave, mas felizmente incomum, do período de parto e pós parto imediato.
         O inicio é caracterizado por dispnéia abrupta grave,cianose e choque hipotensivo, seguido de convulsões e coma.
        A causa de base é a infusão de líquido amniótico ou tecido fetal na circulação materna via um rasgo nas membranas placentárias ou ruptura das veias uterinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário